A frota de ônibus em São Paulo circulava abaixo do total determinado pela Justiça Eleitoral no domingo, 25 de outubro de 2026, durante o segundo turno. O descumprimento afetou o transporte de eleitores na capital.
A determinação previa a circulação da frota integral no dia da votação. A operação envolveu a São Paulo Transporte (SPTrans), responsável por coordenar o serviço de ônibus da cidade.
Passageiros de diferentes regiões relataram longas esperas e pontos lotados. Moradores do Jardim Ângela também enfrentaram dificuldades para chegar aos locais de votação, inclusive sob chuva.

A SPTrans apresentou uma justificativa para a operação abaixo da determinada pela Justiça. Os dados divulgados também apontaram diferenças no atendimento entre regiões da capital.
Percentual da frota em operação e dificuldades dos eleitores
O levantamento sobre a frota de ônibus em São Paulo apontou que, às 14h40, 71% dos veículos estavam em circulação. Do total de 13.767 ônibus disponíveis, 3.981 permaneciam nas garagens.
O desempenho variou entre as regiões da capital, segundo os dados divulgados. A região Sudeste registrou o menor percentual de operação, com 57,13% da frota.
Nas zonas Norte e Sul, passageiros também relataram longas esperas e pontos lotados. Os dados regionais mostram que a circulação dos ônibus não foi uniforme durante o período de votação.
Justificativa da SPTrans e desafios para reorganizar o serviço
A São Paulo Transporte (SPTrans) afirmou que recebeu a notificação do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) com menos de 12 horas de antecedência. Segundo a empresa, o prazo curto dificultou mudanças imediatas na operação.
As escalas de trabalho e as jornadas dos motoristas já estavam organizadas, informou a SPTrans. Por esse motivo, a companhia disse que não conseguiu readequar esses compromissos a tempo de atender à determinação.
O planejamento inicial para o domingo havia sido feito com base em critérios técnicos e dados de demanda, de acordo com a empresa. A SPTrans também declarou que manteve contato com as concessionárias para tentar ampliar o atendimento, apesar das dificuldades logísticas.

